segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A minha aldeira chama-se Lisboa!

"O meu avô disse-me que ninguém podia viver sem ter uma aldeia. A minha aldeira chama-se Lisboa. É claro que é muito diferente da aldeia do meu avô, mas é a única aldeia que eu tenho.
A aldeia do meu avô tem fontes - a minha tem torneiras;
A aldeia do meu avô tem casas baixinhas - a minha tem casas com elevador;
A aldeia do meu avô tem bois - a minha tem autocarros e metro;
A aldeia do meu avô tem um pinhal - a minha tem plantas nas marquises de alguns prédios;
O meu avô e a minha avó de vez em quando, vão à aldeia deles, e quando voltam trazem garrafões de azeite, nozes, castanhas, ovos e laranjas, porque dizem que na minha aldeia, que se chama Lisboa, essas coisas não prestam para nada.
O meu pai também é da aldeia do meu avô e da minha avó porque nas outras aldeias, os filhos são sempre da terra dos pais, na minha é que não.
Eu gosto da aldeia dos meus avós mas já lá vamos pouco porque o meu pai diz que já não conhece lá ninguém. Eu cá, quando lá vou, passados 3 dias já começo a estar um pouco farto, porque os mosquitos picam, os cães correm atrás de mim e há rapazes que me tratam por menino.
Mas eu acho que isto de haver aldeias grandes, como a minha, e pequenas, como a dos meus avós, não quer dizer nada, são aldeias na mesma. Portanto a aldeia dos meus avós chama-se" Alter do Chão", e a minha aldeia chama-se Lisboa, e a aldeia de todos nós chama-se Terra.
Um dia quando pudermos ir a Marte, vou fartar-me de rir a olhar para a minha avó carregada de garrafões do azeite, nozes, castanhas, ovos e laranjas. Tenho cá uma ideia que em Marte é que essas coisas não prestam mesmo para nada!"


Alice Vieira - Livro com Cheiro a Canela





Porque é sempre bom recordar bons avós,
e porque é sempre bom passar mais de uma hora sentados no chão da fnac a ler livros de crianças...

3 comentários:

Marta disse...

Adorei...

ThisRagingLight disse...

Sempre gostei da Alicinha...

Eu continuo a preferir a aldeia de Lisboa, mesmo que essas coisas todas nao prestem!

Queria ir a Marte já passar umas longas ferias

It's My Life disse...

um dos desgostos da minha vida é não ter a minha aldeia! Gostava de poder sair de casa um dia e voltar com o carro cheio e dizer: " trouxe isto tudo da terra " sempre pensei nisto....... infelizmente a minha aldeia é a mesma que a tua!